Sancionada pelo presidente Michel Temer, a lei 13.684/18 que trata de medidas de assistência emergencial para o acolhimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade, causada por fluxo migratório que seja decorrente de crise humanitária em outros países.
Atualmente, o estado de Roraima enfrenta uma crise causada pelo fluxo migratório de cidadãos venezuelanos.
Entre as medidas de assistência emergencial determinadas pela lei estão:
Proteção social (conjunto de medidas para prevenir e remediar situações de vulnerabilidade e de risco pessoal que impliquem violação de direitos humanos);
Atenção à saúde;
Oferta de atividades educacionais;
Formação e qualificação profissional;
Garantia dos direitos humanos;
Segurança pública e fortalecimento do controle de fronteiras;
Interiorização no território nacional e repatriamento de imigrantes
“Não temos como fechar a fronteira. Isso seria uma coisa inapropriada. Estamos indo lá para inspecionar o centro que faz justamente triagem dos imigrantes venezuelanos. Estamos de acordo que não há como fechar a fronteira, mas também não podemos abandonar as necessidades de Boa Vista e de todo o estado”, explicou o presidente.
Pela nova lei, a União fica autorizada a aumentar o repasse de recursos para os fundos estaduais e municipais de saúde, educação e assistência social dos estados e municípios afetados pelo fluxo migratório. Com isso, fica aberta a possibilidade de fazer contratações da forma direta, ou seja, sem licitação.
A norma também institui o Comitê Federal de Assistência Emergencial para o acolhimento dos imigrantes em situação de vulnerabilidade.
Dias & Silva
Fonte: Migalhas/G1/ google imagens
Endereço:
Avenida dos Remédios, 556 sala 02
CEP 05107-001 · São Paulo · SP
Atendimento com hora marcada:
Alameda Santos, 2159 – Cerqueira Cesar – São Paulo
Rua Alvares Penteado, 152 – Centro – São Paulo
Telefone Fixo: 11 4554-7614 | WhatsApp: 11 99143-8862